Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

E-terno


O dia é ensolarado, mas o pensamento que me assola a mente é turvo como a poça d'água que avisto: "se todos esses documentos caíssem nessa poça... bem, melhor continuar!". Apreensivo para não deixar nada esvoaçar, entro no fórum com a petição inicial, a primeira que confeccionei como advogado. Fora longo o trajeto entre o atendimento ao cliente e as palavras impressas que seguro em minha mão. Pela primeira vez sinto o peso do direito alheio. A colação de grau, o juramento na Ordem, a primeira e a derradeira passagem pelos pilares da Santos Andrade, os estágios... tudo agora está tão distante. E ali, em meus braços, o Real mais irreal, a representação gráfica dos conhecimentos que adquiri singelamente sintetizados em argumentos que podem mudar a vida de alguém. 

Lembro-me de meu avô materno, que jamais pude conhecer. Será que ele, com quem compartilho o nome e a profissão, teria sentido isso? A lembrança da carteira vermelha, com papel envelhecido - guardada com muito orgulho e carinho pela minha mãe - se materializa diante de mim. Nela está gravado "meu nome", Luiz Krassuski, o 1.459º advogado inscrito na Ordem dos Advogados no Paraná. Como foi a vida daquele jovem, descendente de poloneses, que veio de Guarapuava para se formar "doutor" na capital do Estado em 1956? Para além das histórias familiares, como será que foi sua carreira? A curiosidade toma conta de mim e vou a um terminal de computador pesquisar pelo seu nome. Encontro um "desquite por mútuo consentimento" por ele patrocinado em 1966 e... o barulho de uma pasta indo ao chão me traz novamente ao meu entorno. Volto ao protocolo e recebo meu comprovante.

Depois daquela petição vieram muitas outras, liminares foram conseguidas, recursos providos e não providos. Em todas as situações, constante foi a sensação de profunda responsabilidade e, ao mesmo tempo, contentamento. Se 59.925 advogados separam os dois "Krassuski", se a ordem jurídica que previa o desquite por mútuo consentimento passou a conferir normatividade aos fatos vividos e tutelar a busca pela felicidade na família, se o país mudou profundamente nos últimos 56 anos, uma coisa é certa: o desassossego de iniciar uma nova carreira certamente permanece, mas a possibilidade de ser sujeito ativo da mudança é inestimável.


Advogado no escritório Marinoni Advocacia
Bacharel em Direito pela UFPR

2 comentários:

  1. É COM ORGULHO QUE VEJO MEU FILHO TER A SENSIBILIDADE DE EXTERNAR TODA SUA EMOÇÃO AO ATENDIMENTO DE UM JOVEM ADVOGADO EM SEU PRIMEIRO FEITO.
    LEVA E COMPARA O TURBILHÃO DE EMOÇÕES QUE SÓ UM COMPETENTE ADVOGADO SENTE AO INICIAR VERDADEIRA MENTE SUA CARREIRA QUE SERÁ ,COM CERTEZA TÃO BRILHANTE QUANTO A DO SEU AVÔ MATERNO DR LUIZ KRASSUSKI.
    TIVE O PRAZER E A HONRA DE CONHECER UM POUCO DA OBRA DO DR LUIZ MAS COM A ÓTICA DE UM ADMINISTRADOR E HOJE COM OUTROS OLHOS PODER CONFIRMAR O SEU BRILHANTISMO.
    AO DR LUIZ HENRIQUE KRASSUSKI FORTES MINHA SAUDAÇÃO AO BRILHANTISMO DA SUA PALAVRA E MEU RECONHECIMENTO A SUA COMPETÊNCIA E SENSIBILIDADE!

    ResponderExcluir
  2. Brilhante comentário, filho!Ele demonstra toda sua sensibilidade em retratar o primeiro sentimento de um advogado em seu primeiro feito!O seu e-terno nos leva a obra do seu avô materno,Dr Luiz Krassuski cujo brilhantismo pudemos constatar como administrador.

    ResponderExcluir