Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bibliotecários do SiBi/UFPR apresentarão trabalho no XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias


O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias é um dos eventos mais expressivos da área de Biblioteconomia no Brasil. Este ano, o evento tem como tema "A Biblioteca Universitária como laboratório na Sociedade de Informação" e será sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo do SNBU é refletir sobre a biblioteca universitária como laboratório de ensino, voltado para o desenvolvimento de competências informacionais e de pesquisa, atuante na identificação e no acesso às informações necessárias para a formação profissional e o avanço do conhecimento técnico e científico.

O Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve cinco papers aprovados que serão apresentados no evento, conforme lista no final do post. Um desses papers foi escrito pelos bibliotecários da Biblioteca de Ciências Jurídicas da UFPR e trata da avaliação do acervo da biblioteca com relação à bibliografia básica do Curso de Direito.

Além dessa produção bibliográfica, a bibliotecária Loiri Antonia Spader também desenvolveu sua pesquisa de especialização sobre a bibliografia básica do Curso de Direito. Desde o ano passado está é uma preocupação dos bibliotecários e, em decorrência disso, a coordenação da biblioteca tem desenvolvido projetos no SiBi e também em parceria com a coordenação do Curso de Direito para sanar os possíveis problemas no acervo em relação à bibliografia básica.

Confira a lista dos papers que serão apresentados no SNBU 2012:
 
- Implantação do Programa de Gestão do Conhecimento no Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) -  Claudia Regina Camargo,  Keteli Wizenffat, Paula Carina de Araújo, Selma Regina Ramalho Conte, Suzana Zulpo Pereira.

- Mapa do conhecimento: relato de experiência do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Karolayne Costa Rodrigues de Lima, Paula Carina de Araújo, Simone Ferreira Naves.

- Avaliação do acervo da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná com relação à bibliografia básica do Curso de Graduação em Direito - Loiri Antonia Spader, Eglem Maria Veronese Fujimoto, Paula Carina de Araújo, Pedro Paulo Aquilante Junior.


- Revitalização e ampliação de biblioteca universitária: relato de caso - Selma Regina Ramalho Conte, Angela Pereira de Farias Mengatto, Eliane Maria Stroparo, Keteli Wizenffat, Sandra Inara Altero Fonseca Marquett.

Nenhum comentário:

Postar um comentário