Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A Experiência de Estudar Fora do País

Por duas oportunidades, fui Pesquisador Visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Toronto (UofT) – Canadá. A possibilidade de estudar Direito fora do país, em um centro de excelência, trata-se de importante experiência acadêmica e pessoal.



No primeiro semestre acadêmico de 2010, recebi bolsa de estudos de Doutorado-Sanduíche (PDEE) da CAPES para realizar parte das minhas pesquisas doutorais em Toronto. Nessa oportunidade, frequentei o curso de Law, Institutions and Development ofertado pelos Professores Michael Trebilcock e Mariana Prado. Além das aulas, vivi intensamente as atividades da Faculdade de Direito da UofT, participando, por exemplo, i) de interessante grupo de Estudos sobre Civil Society, Law and Development, ii) de diversas lectures ofertadas por Professores de todo o mundo, iii) de discussões e de apresentações de pesquisas dos Professores da UofT e iv) de inúmeros debates sobre meus estudos doutorais com Professores e alunos da UofT. Nessa primeira estada, muitos foram os pontos positivos observados.

É absolutamente instigante a seriedade com que os trabalhos acadêmicos são conduzidos por todos os sujeitos do conhecimento. Os professores estimulam os alunos a pensarem de maneira original e profunda sobre os diversos temas de Direito. Lá, o Curso de Direito é uma pós-graduação em que os melhores alunos das graduações de economia, de administração, de letras, de história, de ciência política e de outros cursos são admitidos. Desse modo, as discussões na graduação são profundas pela qualidade dos alunos e pela condução dos professores e são plurais em razão da formação interdisciplinar de discentes e docentes.
Sobre a seriedade dos alunos, um dado deixou-me bastante impressionado. Nos finais de semana, tanto na Robarts Library (Biblioteca Central) quanto na Bora Laskin Library (Biblioteca da Faculdade de Direito), as quais possuem uma grande estrutura, a lotação era quase máxima.

De outro lado, do período de 06 de julho a 19 de julho de 2012, devido às minhas atividades de pesquisa no Projeto e-justiça da CAPES/CNJ/UFPR, retornei a Toronto para discutir meus estudos sobre Judiciário (Independência e Controle) e levantar material de pesquisa, além de participar de apresentações internas dos trabalhos acadêmicos e textos dos docentes da UofT. Novamente, este momento foi muito estimulante.

Algumas experiências vividas nesta segunda viagem demonstram como problemas e inquietações que vivemos na UFPR também são vivenciados no Canadá. Interessante observar que essas questões são enfrentadas de maneira diversa, podendo – quem sabe – trazerem algumas luzes para pensar nossos problemas.

Assim como aconteceu neste ano na nossa casa, a UofT discute intensamente a questão de gênero. A maior parte dos alunos da Faculdade de Direito elaborou uma petição à Diretora da Faculdade para que as questões de gênero fossem melhor discutidas no Curso de Direito. Ainda, diversas outras ações e atos públicos aconteceram na Faculdade de Direito como a petição dos acadêmicos de Direito que lutam pelo fim da violência contra a mulher.



Dentre as ações tomadas pela administração da Faculdade, os docentes discutirem i) o que sobre as relações de gênero é ensinado e debatido e ii) como são enfrentadas essas questões nas disciplinas e nas atividades da Faculdade de Direito da UfoT.
Ainda, a discussão e a prática sobre o Cooperativismo são relevantes no Canadá. Na Faculdade de Direito da UFPR, o Professor Titular José Antonio Peres Gediel possui Núcleo de Pesquisa e orienta trabalhos de graduação, mestrado e doutorado no tema Direito e Cooperativismo. De outro lado, o cooperativismo é uma prática estudantil na Ryerson University.

Nesta instituição, há uma cooperativa de alunos que faz a completa gestão da moradia universitária. Entendam por completa gestão: os alunos da Universidade realizam serviços de administração, cozinha, limpeza, recepção e entretenimento. Ainda, no período de férias, as acomodações transformam-se em hotel-cooperativa, recebendo pesquisadores e turistas de todo o mundo. Fiquei hospedado lá e posso afirmar que o hotel-cooperativa funciona muito bem.


Ainda, no segundo semestre de 2012, os tradicionais prédios da Faculdade de Direito da UofT serão reformados e modernizados. Assim como diversos prédios em Toronto – por exemplo, Royal Ontario Musuem, acontecerá uma reforma que o produto final será uma chocante composição entre tradição e modernidade arquitetônicas. Importante frisar que a UofT é uma Universidade Pública e que a maior parte dos milhões de dólares canadenses para o Reforma advém de doações de ex-alunos.

Desse modo, as experiências acadêmicas, políticas e pessoais de estudar fora do país são muito importantes, marcando a vida de quem viveu essa aventura (sempre há muito de aventura em estudar em outro país com culturas jurídica e geral diferentes). No meu caso, essas experiências apenas aprofundam-se. Em 2012, os Professores Fabrício Ricardo de Limas Tomio, Rodrigo Luis Kanayama e eu fundamos o Núcleo de Direito e Política. A prestigiada sessão de abertura do Núcleo, com mais de quarenta pesquisadores, aconteceu com a lecture da professora Mariana Prado (Professora Associada da Faculdade de Direito da UofT) no dia 17/08/2012.



Professor Adjunto  da Faculdade de Direito da UFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário