Páginas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Entre Cambridge e Curitiba, um caminho em construção



Jardim antigo (Old Yard), no interior do campus histórico da Universidade. Ao fundo, prédios de moradia estudantil. Era início da troca de folhas de outono quando a foto foi tirada.


Dizem que o laboratório das faculdades de Direito chama-se biblioteca. Nela, há um verdadeiro encontro de gerações, uma mistura entre reflexões e experiências passadas, preocupações do presente e sonhos de agentes transformadores do futuro. Impossível não concordar com Thoreau quando conclui, entre a natureza dos livros, das árvores e de seus próprios pensamentos, à beira do lago Walden: "descobri que nenhum esforço de pernas é necessário para trazer duas mentes mais próximas umas das outras."

A Universidade de Harvard é a mais antiga dos Estados Unidos. Localizada na bela e histórica Cambridge, no estado de Massachusetts, a instituição é reconhecida dentre as mais prestigiadas ao redor do mundo. Fruto da generosidade e do trabalho incansável de idealistas famosos e anônimos, a instituição mantém-se viva – no mais profundo sentido da palavra – graças ao esforço contínuo de pessoas que acreditam na educação como mote do desenvolvimento humano individual e coletivo. Pessoas que sonham alto e que trabalham, incansavelmente, por sua realização.

Mas, concorde-se que ajuda ter um espaço propício para sonhar... A Universidade de Harvard, ao longo de seus mais de trezentos anos de história, tem construído esse espaço. O campus histórico, muito próximo do centro de Cambridge, é aberto não apenas para visitas, mas também para a realização de eventos promovidos pela comunidade local, o que torna a atmosfera acadêmica viva, vibrante. Presente. Quando a estação do ano ajuda, a circulação de pessoas é maior ainda, inclusive com instalações que tornam o ambiente externo ainda mais convidativo para reuniões, conversas, leituras e pique-niques por toda a sorte de transeuntes. O ambiente interno, lugar de estudo e reflexão, convida os estudantes e visitantes a se perderem na sua imaginação e no seu próprio tempo. Poltronas e sofás são dispostos de modo a que se aproveite uma boa vista do campus e, também, a luz do dia, sendo estas condições ideais para o bom e velho daydreaming, o sonhar acordado, de onde brotam ideias, teorias e ações para a mudança.
Interior do prédio do Centro de Ciências (reúne os cursos de História das Ciências, Matemática e Estatística), em particular, o corredor que antecede salas de aula e laboratórios.
A Universidade Federal do Paraná, a mais antiga do Brasil, ao longo de seu centenário vem se consolidando como uma instituição de referência nacional e internacional. O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR, por exemplo, ao lado dos Programas de Pós-Graduação de outras seis instituições de ensino superior do Brasil,2 está dentre os mais bem classificados na avaliação trienal da CAPES. O Brasil vive um momento de evidente – e necessária – preocupação com o desenvolvimento. Uma corrida contra o tempo. É preciso lembrar, todavia, que grandes ideias, grandes mudanças, cobram certo tempo e reflexão. Tempo e reflexão.

Na faculdade de Direito, a biblioteca é o lugar, por excelência, onde se cultiva reflexão em seu próprio tempo. Sonhos, todos nós temos; história, a UFPR vem construindo a sua. Pense comigo, caro leitor: onde queremos chegar, e qual o espaço que estamos construindo para sonhar?
Esquilo, figura presente por toda a cidade, fazendo um lanche em uma das mesas disponíveis no pátio do campus histórico, em frente à biblioteca da faculdade de Direito.


1 Ana Lucia Pereira é doutoranda em Direito do Estado na Universidade Federal do Parnaá. Em 2012, passou um ano como pesquisadora visitante na Universidade de Harvard. Aparece por aqui para dividir um pouco de sua experiência e para plantar ideias.
2 São elas: a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário