Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Revista da Faculdade de Direito UFPR recebeu o Digital Object Identifier (DOI) em todos os seus fascículos e artigos

Desde agosto de 2012 uma equipe de servidores (bibliotecários, analista e estagiário) do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a responsável pela gestão da Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR (BDP/UFPR). Entre suas atribuições está a atribuição do Digital Object Identifier (DOI) às edições e artigos dos periódicos científicos editados pela UFPR.

O DOI é um sistema de registro e uso de identificadores persistentes interoperáveis para uso em redes digitais, que permite o gerenciamento do conteúdo intelectual e o gerenciamento dos metadados, possibilitando a ligação dos clientes com os fornecedores de conteúdo, ou seja, permitindo que os editores gerenciem a comunicação com seus clientes (BÜRGER; CAREGNATO, 2013).

"A atribuição de um número DOI às publicações científicas da instituição é de extrema importância, pois o mesmo garante que o objeto digital seja recuperado, independente das configurações de rede e servidor, além de permitir acesso aos seus metadados". (UFPR, 2013).

A Revista da Faculdade de Direito UFPR (Qualis B1) é um dos periódicos científicos que compõe a BDP/UFPR e, recentemente, todos os fascículos e artigos científicos da revista receberam um número de DOI. O trabalho vem sendo realizado por parte da equipe de gestão da BDP/UFPR, responsável por esse trabalho, a bibliotecária Karolayne Costa Rodrigues de Lima, a analista de sistemas Elisabete Ferreira e o estagiário Daniel Zulpo Pereira.

Dessa forma, os pesquisadores que tem algum artigo publicado na Revista da Faculdade de Direito UFPR podem utilizar o DOI para localizar o artigo, inserir na referência bibliográfica e no Currículo Lattes para recuperar os metadados e fazer o link com o objeto digital.

Referências

BÜRGER, Maria Cristina; CAREGNATO, Sônia. CrossRef/DOI nas revistas
científicas
. Disponível em:
http://www.periodicos.ufrgs.br/admin/sobrelinks/arquivos/DOI.pdf. Acesso em: 15
jan. 2013.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Diretrizes para atribuição do Digital Object Identifier aos periódicos hospedados na Biblioteca Digital de Periódicos da UFPR. Curitiba: UFPR, 2013. Disponível em: http://www.portal.ufpr.br/DIRETRIZES%20DOI%20BDP%20UFPR.pdf. Acesso em: 27 ago. 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário