Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Obra Rara

Folha de rosto do livro
No artigo "Os livros raros da UFPR: um patrimônio histórico" publicado em 1998 por Johnni Langer o autor apresenta as referências de algumas obras raras disponíveis no acervo das Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Entre as obras citadas está "Exposição histórico-jurídica por parte do estado de Santa Catharina sobre a questão de limites com o estado do Paraná" de Manoel da Silva Mafra (1831-1907) foi jurista nomeado por Hercílio Luz, quando este assumiu a Administração do Estado de Santa Catarina, para advogar a causa das questões de limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina. Em sua homenagem, o município de Mafra, SC recebeu se nome e na capital catarinense uma rua leva o seu nome, a Rua Conselheiro Mafra.

A obra é considerada rara segundo Langer (1998) por ter sido editada no século XIX no Brasil e pela existência de uma dedicatória do autor na falsa folha de rosto, datada de 14 de fevereiro de 1902, como pode ser conferido na imagem abaixo:
Falsa folha de rosto do livro com dedicatória do autor
O livro pode ser consultado na Biblioteca de Ciências Jurídicas, basta solicitar para a equipe da biblioteca.

Referência da obra descrita:

MAFRA, Manoel da Silva. Exposiçao historico-juridica por parte do Estado de Santa Catharina sobre a questão de limites com o Estado do Parana: submetida, por accordo (sic) de ambos os Estados, a decisao arbitral. Rio de Janeiro: [s. n.], 1899.

Número de chamada: OR 320.12(816.2/4) M187e

Referência do artigo:

LANGER, Johnni. Os livros raros da UFPR: um patrimônio histórico. História: questões e debares, Curitiba: Editora da UFPR, n.28, p. 153-169, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário