Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Relato de experiência do Profº. Egon Bockmann Moreira como professor visitante em universidades chinesas

Profº Egon e os alunos da Universidade de JiLin
Atendendo a convite do Professor Li Wang (Universidade de Nakai e JiLin), o Professor Marcos Nóbrega (UFPE) e eu viemos à China para proferir uma série de aulas e conferências, na condição de professores visitantes. Saí de Curitiba no dia 15 de maio e cheguei em Beijing aos 17 de maio. Esta cidade tem 22 milhões de habitantes. Depois, fomos de trem para TianJin, onde fica a Universidade de Nakai - em que dei as palestras que foram divulgadas na internet.

Mais tarde, seguimos de trem para ChangChun, esta na antiga Manchuria (pertinho da Rússia e da Mongólia). A viagem foi de 7 horas, num trem-bala. Lá, minha palestra foi para alunos e professores da China, Rússia, Cazaquistão, Paquistão, Africa do Sul e Serra Leoa. As perguntas foram muito boas - todos interessados no Brasil, tanto em termos de BRICs como nos direitos humanos e direito constitucional. Assisti também a algumas bancas de mestrado e doutorado - alunos de Madagascar, Zimbabue, Serra Leoa, Paquistão, Argentina e outros lugares que a minha geografia desconhece. Muitos mundos num só lugar. (Está na hora de os alunos da UFPR virem para cá!).

JiLin University Library
Pois bem, em JiLin tive a oportunidade de visitar a biblioteca de um dos sete campus da instuição (o maior deles), onde consegui coletar alguns dados. (Eu não conseguiria voltar ao Brasil sem dar uma olhadinha na biblioteca!). Trata-se da Qianwei South Area, o campus central da Universidade, onde funciona a JiLin University Library. Só esta biblioteca tem 2.600.00 (dois milhões e seiscentos mil) livros catalogados, de todas as áreas do conhecimento. A sala de revistas ocupa um andar inteiro, com a dimensão semelhante a um dos andares da nossa Faculdade de Direito da Santos Andrade. Eles tem a assinatura de 48.000 (quarenta e oito mil periódicos). Eu estive neste andar numa quinta-feira às 11h da manhã - lá, existe controle de entrada e saída: nessa hora, já haviam passado 1.023 pessoas! Enfim, só nesta primeira visita eu já tive a oportunidade de sentir a importância da biblioteca para a formação acadêmica dos chineses.

Professor do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário