Páginas

domingo, 3 de junho de 2012

Biblioteca Central da Universidade Soka


 
 Entrada da Biblioteca Central da Universidade de Soka
O campus da Universidade Soka fica em Hachiouji, um subúrbio de Tokyo a 40 km do centro da Metrópole. A Biblioteca Central da Universidade tem cerca de 1 milhão de obra, entre livros, periódicos, teses, vídeos e etc. São 4 andares (no Japão o térreo já é o 1º andar) que comportam parte do acervo para consulta pública. O resto da obras está em um depósito ou em outras bibliotecas menores de departamentos específicos.

As peculiaridades que identifiquei nessa biblioteca começam no horário de funcionamento. Além dos horários normais de segunda a sexta, das 9h às 21h, e apesar da distância não só do centro de Tokyo como de Hachiouji abre também aos sábados, no mesmo horário dos dias de semana, e no domingo das 10h às 17h. Funciona também nas férias e feriados em horários diferenciados. Como muitos alunos moram em dormitórios próximos ao Campus a biblioteca fica cheia mesmo nos finais de semana. Durante a semana o movimento também é muito grande, já que as aulas geralmente são distribuídas ao longo do dia inteiro e a circulação de alunos é grande nos intervalos. Existe inclusive uma demanda para que abra 24h por dia.

O espaço físico é muito bom, não é especialmente grande, mas é bastante confortável. Evidentemente é climatizada, tendo em vista as temperaturas extremas ao longo do ano (quase 40º no verão e temperaturas a baixo de zero no inverno). Faço uma ressalva com relação a isso: no inverno a biblioteca fica muito quente, uma preferência dos Japoneses, mas que atrapalha a concentração da maioria dos estrangeiros.
Sala de estudos
Algo interessante no espaço físico da biblioteca é uma sala chamada Browsing Room, um espaço no 1º com isolamento acústico em que os usuários podem conversar, descansar em sofás, comer e beber (tem algumas máquinas automáticas de venda de alimentos). A idéia é muito boa para quem pretende passar períodos mais longos estudando ou fazendo pesquisas e quer fazer intervalos rápidos sem ter que se deslocar para fora.
 
O 4º andar é a sala de estudos, são 120 mesas com computadores individuais conectados a 4 impressoras, todos sempre ocupados. Há ainda cerca de 30 TVs para uso individual com leitores de DVD e Blu-Ray e mais duas TVs grandes com sofás.
 
Utilizei muito a biblioteca não só nos intervalos de aula como nas férias de verão. No inverno optei por emprestar os livros em função do calor dentro do edifício. O acervo da biblioteca central é bastante amplo, permitindo a realização de pesquisas na área do direito e também a consulta   para meus trabalhos do departamento de economia e o estudo para o teste de proficiência no idioma japonês. Além de obras acadêmicas a biblioteca também oferece obras de literatura. No que diz respeito aos vídeos, além de um bom acervo de documentários existem muitos filmes. É um espaço que consegue ser atrativo pelo ótimo ambiente para pesquisas, mas oferece ao mesmo tempo boas opções para descanso. Particularmente a idéia de conjugar os dois aspectos é muito boa, passei mais tempo estudando provavelmente pela desnecessidade de perder tempo me locomovendo para fora da biblioteca.
 
A propósito, a vista da biblioteca é muito bonita, então diversas mesas e cadeiras são posicionadas diante das janelas. O último andar é circular com grandes janelas de vidro que dão uma vista panorâmica de parte do campus.

Vista do interior da biblioteca
O fato de não ser necessária a utilização de guarda volumes torna a entrada e saída do local muito mais fácil e dinâmica, mas é algo que só é possível por diferenças culturais evidentes entre Brasil e Japão. Outra pequena funcionalidade que agiliza bastante o serviço é a possibilidade de empréstimo de livros em terminais de auto-atendimento. 
Graduado em Direito na Universidade Federal do Paraná


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário