Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

The British Library


The British Library
A Biblioteca Nacional Britânica é uma das maiores do mundo e tem um acervo de 150 milhões de itens. Recebe uma cópia de toda publicação do Reino Unido e da Irlanda, são 3 milhões de itens novos todos os anos. Para comportar todo esse acervo, são necessários 625 km de estantes e o aumento anual é de 12 km. As acomodações da biblioteca comportam 1.200 leitores, entretanto, passam por lá em média 16.000 usuários diariamente. A Biblioteca disponibiliza também uma grande coleção de registros on-line como vídeos, imagens, maspas, livros, etc. Eles podem ser consultados pelo site da British Library. (THE BRITISH LIBRARY, 2012)

As servidoras da Biblioteca de Ciências Jurídicas, Eglem Maria Veronese Fujimoto, que está morando por alguns meses em Londres, e Paula Carina de Araújo, juntamente com Suzana Zulpo Pereira, bibliotecária da seção de Coordenação de Formação e Desenvolvimento de Coleções do Sistema de Biblioteca da UFPR fizeram uma visita à British Library no dia 10 de maio de 2012. As bibliotecárias foram acompanhadas pela Dra. Elizabeth Cooper, bibliotecária e Curadora da Seção de Estudos Latino Americanos do Departamento de Estudos Americanos e Australianos.

Bibliotecárias do SiBi/UFPR na British Library
A Dra. Elizabeth Cooper tem uma estreita relação com o Brasil, passou um ano em São Paulo desenvolvendo pesquisa para a sua tese de doutorado e continua pesquisando a literatura latino americana. Também participaram da visita dois bibliotecários argentinos que coicidentemente estavam lá no mesmo período e tinha interesses parecidos.

Durante a visita, Elizabeth apresentou a organização geral da biblioteca e pudemos conhecer algumas Salas de Leitura. Por ser uma Biblioteca Nacional, ela tem como característica abrigar coleções do mundo todo e, por isso, cada sala de leitura é dedicada ao acervo de uma região do mundo. Nessas salas os usuários tem a possibilidade de fazer suas pesquisas com materiais da biblioteca ou simplesmente utilizar o espaço para estudo. Ao realizar uma pesquisa no catálogo on-line da biblioteca, o usuário tem a possibilidade de agendar um dia e hora para consulta a um determinado material. O acesso ao acervo é possível apenas mediante solicitação, alguns documentos raros não podem ser consultados presencialmente, apenas na versão on-line quando estão disponíveis na biblioteca digital.

Acesso principal às Salas de Leitura
Tivemos a oportunidade de conhecer o Setor de Conservação e Preservação, onde fomos acompanhados pelo responsável pelo setor que foi muito atencioso. Eles tem uma ótima estrutura e pessoal qualificado para o desenvolvimento dessa atividade. O curador nos alertou que nesse setor os conhecimentos e habilidades de cada colaborador são colocadas em primeiro lugar para que o trabalho seja melhor compartilhado e obtenha melhores resultados. Pudemos conhecer manuscritos antigos que estavam sendo restaurados, bem como materiais que talvez nem cheguem a ser recuperados, devido ao alto custo de manutenção e ao momento de crise pelo qual toda a Europa passa.
A última parte da visita foi direcionada ao Programa de Bibliotecas Digitais da British Library. Para nossa surpresa, descobrimos que o Curador Digital é o Dr. Aquiles Alencar-Brayner, brasileiro que vive já há algum tempo em Londres e lá começou a interessar-se pela área, cursou seu Mestrado e Doutorado na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tivemos a oportunidade de conhecer quais são os objetivos e os principais projetos da Biblioteca em termos de disponibilização de material digital. É notável a busca por interação com outros países para disponibilização de registros que são marcas da história mundial. Estão disponíveis em seus repositórios digitais: manuscritos, arquivos de som, vídeo, imagens, livros, entre outros documentos.Por fim, foi-nos apresentado o Catálogo on-line da British Library e suas inúmeras funcionalidades e possibilidades de acesso.
Acervo que pertencia à biblioteca do Rei George III e que hoje pertence à British Library

A visita foi enriquecedora para nós como profissionais, mas também como usuárias de bibliotecas que somos. Uma porta foi aberta para a realização de parcerias em projetos futuros. Essa é, sem dúvidas, uma visita que vale a pena, pois a grandiosidade do prédio e do acervo é estonteante. Se você se interessou em conhecer um pouco mais o acervo da British Library, acesse o site que oferece inúmeras possibilidades com apenas alguns cliques. 

E você? Já visitou a British Library? Compartilhe sua experiência conosco, deixe um comentário.

Referências
THE BRITISH LIBRARY. Facts and figures, 2012. Disponível em: http://www.bl.uk/aboutus/quickinfo/facts/index.html Acesso em 07 jul. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário