Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro

Coleção Especial da Biblioteca de Ciências Jurídicas da UFPR
José Mindlin, famoso bibliófilo brasileiro, disse certa vez: "A gente passa, os livros ficam". Seguindo esse pensamento, acredita-se que preservados e acessíveis, os livros permanecem para as próximas gerações e permitem que elas conheçam os traços da história.

Ao passear pelas estantes de uma biblioteca como a do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná, é nítida a história que esse espaço abriga. Livros do século passado e atuais, a forma de tratamento e organização do material idealizada pelos primeiros bibliotecários que por ali atuaram, a evolução dos pensamentos de juristas famosos ao acance das mãos em uma prateleira. Todos esses fatores deixam clara a realidade da frase proferida por Mindlin.

Também se pode pensar nessa mesma frase de um outra perspectiva e imaginar os inúmeros pesquisadores e apreciadores do livro que adquirem grandes coleções, fazem uso delas, compartilham com seus pares, amigos e com a família e, depois, permitem que as próximas gerações herdem esse precioso patrimônio e conheçam o seu momento na história, por meio dos livros que colecionaram e/ou leram.

O Dia Nacional do Livro é comemorado hoje, dia 29 de outubro. Essa data foi escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810 quando a Biblioteca Real Portuguesa foi transferida para o Brasil. 

Felizes são aqueles que desfrutam da leitura de um bom livro e conseguem sentir algo pareceido com o que Silva (2003, p. 28)*  descreveu metaforicamente: "[...] o movimento da leitura, igual aos faróis de um carro, vai abrindo clarões à nossa frente, vai iluminando os trajetos através de uma união sintonizada entre os nossos olhos e as regiões centrais do nosso cérebro. Durante a viagem, ou melhor, a leitura, vamos construindo idéias, imagens e outras configurações das mais variadas, conforme o propósito que dá sustentação ao ato.

Que neste dia, possamos tomar um livro em mãos e perceber o seu real significado para a nossa formação como pessoas em uma sociedade que pouco valor dá à leitura.
  


Bibliotecária CRB 9/1562
Universidade Federal do Paraná 



*SILVA, Ezequiel Theodoro da. Conferências sobre leitura: trilogia pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2003a. (Coleção linguagens e sociedade).

Dica de leitura 

PAMUK, Orhan, O que nos passa pela cabeça quando lemos romances. Serrote, n. 8, p. 78-95, 2011. 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário