Páginas

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Toque do Bibliotecário

Bibliotecas Nacionais e o conteúdo digital em acesso livre
 
As Bibliotecas Nacionais são, por natureza, locais de guarda, preservação e divulgação da produção intelectual de um país. As tecnologias de informação e comunicação têm possibilitado a disseminação dessa produção intelectual de forma rápida e eficaz para pesquisadores e curiosos do mundo inteiro.

A Biblioteca Nacional Brasileira lançou, recentemente, a Hemeroteca Digital Brasileira onde são disponibilizados edições histórias e até mesmor raras dos primeiros jornais lançados no país até jornais extintos no século XX. Além do acervo de jornais, a BN também tem uma Biblioteca Nacional Digital com obras raras, fotos, aquarelas, partituras, manuscritos, desenhos, etc.


A British Library, Biblioteca Nacional Britânica, tem um vasto acerto de conteúdo digital (livros, manuscritos, sons, teses, etc.) disponível livremente em sua biblioteca digital.


Outro valioso exemplo é o da Library of Congress que também tem desenvolvido projetos importantes voltados para a divulgação de sua memória e da produção intelectual dos Estados Unidos. A Coleção Digital também inclui livros, periódicos, legislação, artes, etc.)

Essas bibliotecas digitais proporcionam o acesso a importantes documentos e facilitam o trabalho de pesquisadores do mundo inteiro. A dica também vale para os curiosos e/ou interessados na produção de outros países. Atualmente, a maioria das Bibliotecas Nacional buscam disponibilizar o seu acervo em meio digital para transpor as barreiras de localização geográfica e proporcionar que a informação vá o mais longe possível e auxilie para a produção de novos conhecimentos.

Bibliotecária - Setor de Referência e Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário