Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

Bibliotecário – Profissional da Inform(ação)


A palavra informação é de uma riqueza conceitual que contempla elementos que vão desde o cotidiano aos processamentos técnicos. Assim, o bibliotecário que é o profissional da informação por excelência, goza dessa mesma diversidade conceitual quando, em um texto como esse, tentamos definir o seu papel, ou ir mais além, tentamos expressar a importância da ação de informar. 

Sabemos que eles catalogam os livros, os periódicos e demais materiais utilizando técnicas aprimoradas e apreendidas por meio de horas de estudo e dedicação. Sem o seu trabalho o acesso à informação seria, no mínimo, caótico e quanto conhecimento teria se perdido na História da Humanidade em que tudo que o homem faz é cultura, seguindo um conceito antropológico do termo, e que, portanto, gera informação. 

Ao longo das décadas, saltamos de um conceito estereotipado da bibliotecária idosa, com grandes e profundos óculos, por trás dos quais olhos inquisitores nos exigiam silêncio e ordem nas Bibliotecas onde trabalhavam, para a figura atual do bibliotecário que desconhece idade ou gênero, como em qualquer profissão, e que orquestra os diferentes suportes em que a informação lhe chega, compondo uma sinfonia de cuja harmonia, que é o seu próprio serviço, nos beneficiamos. 

O dia 12 de março, no Brasil dedicado aos Bibliotecários, é uma justa e delicada homenagem a este profissional a quem recorremos tantas vezes em nossas vidas, na eterna busca de conhecimento do homem. Gostaria de nesse modesto escrito, deixar a minha homenagem aos que escolheram a Biblioteconomia como ofício e registrar a minha admiração e respeito pelos bibliotecários com quem convivo todos os dias, na Biblioteca de Ciências Jurídicas da UFPR: Eglem Veronese, Lori Spader, Paula Carina e Pedro Paulo, a quem dedico essas palavras de Clarice Lispector: “a pessoa só pode fazer bem aquilo que realmente sente.” 

Auxiliar de Biblioteca 2012-2013
Biblioteca de Ciências Jurídicas da UFPR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário