Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Perfil Bibliotecário

Em comemoração ao Dia do Bibliotecário (12 de março), profissional que atua como mediador entre os usuários e a informação e com papel fundamental no ensino, pesquisa e extenção na universidade, publicaremos o Perfil dos Bibliotecários da Biblioteca de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná no decorrer da semana. Começamos pela chefe da Biblioteca.



Eglem Maria Veronese Fujimoto

Ano de formação: 1996
Universidade: Fundação Educacional São Carlos
Pós-graduação: Especialização em Administração de Pessoas - UFPR
Tempo de profissão: 17 anos
Locais onde já trabalhou: UFSCar, IBICT e UFPR
Na Biblioteca de Ciências Jurídicas: Chefe da Biblioteca

Eglem diz que um Bibliotecário Gestor precisa  gostar do que faz, ter paciência, saber ouvir, colocar-se no lugar do outro, elogiar, ser humilde, delegar tarefas, ser solidário e prezar pelo bem estar da equipe e dos seus usuários. Enfim, precisa ser um líder. 





Ela acredita que atualmente o maior desafio profissional é acompanhar o avanço tecnológico, tendo em vista que é diretamente relacionado à informação, com a qual o bibliotecário trabalha diariamente.


Ao relembrar da sua escolha profissional ela diz que em princípio gostaria de ter cursado letras. Mas, pela indisponibilidade do curso e necessidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo em São Carlos-SP, cidade onde nasceu, acabou buscando um outro caminho. Como gostava muito de organizar documentos na secretaria onde trabalhava, optou então em fazer o curso de Biblioteconomia. Gostou muito da opção que fez e, hoje, se tivesse que voltar atrás e escolher, escolheria Biblioteconomia novamente, pois se sente realizada profissionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário