Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

As Bibliotecas de Harvard




 
Harvard é algo impressionante. A Universidade aqui busca  juntar as mais diferentes e também melhores mentes de todas as partes do mundo e em todas as áreas do conhecimento, para desenvolver e extrair o que há de melhor nessas pessoas. Para isso, Harvard oferece o que se pode dar de melhor – uma estrutura de ensino, estudo e pesquisa completíssima e totalmente aberta e ainda integrada a todos os seus alunos e professores. Além da estrutura colossal, o corpo docente é extremamente qualificado, com professores muito bem formados e interessados permanentemente em produzir e inovar em sua área do conhecimento. Agora some tudo isso e coloque toda essa comunidade de professores e alunos para conviver e dialogar entre si. O resultado é Harvard – um lugar onde se encontra um prêmio nobel tomando café na cantina ou o próximo candidato a Ministro da Suprema Corte lendo na biblioteca. E se você parar para interpelar um ou outro, eles com certeza irão te atender (e bem).

As Bibliotecas de Harvard são incríveis. São todas imensas, amplas, espaçosas e muito confortáveis. A principal Biblioteca de Harvard – a Harry Elkins Widener – é a segunda maior biblioteca do mundo, atrás apenas da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Sua história é curiosa. Harry Elkins Widener foi aluno em Harvard e gostava de colecionar livros e edições raras. No entanto, voltando de uma viagem à Europa, Harry Elkins Widener e seus pais compraram bilhetes de primeira classe para o maior navio de então: o Titanic. Conta a lenda que quando Harry estava entrando no bote salva-vidas lembrou-se que havia deixado em sua cabine o exemplar de 1598 de Francis Bacon que ele havia adquirido. Ele saiu então para resgatar o livro e seu pai foi atrás dele. Apenas a mãe de Harry sobreviveu. De volta a Massachussets, ela resolve então doar todos os livros de seu filho para Harvard, com a condição de que fosse construída uma biblioteca em homenagem ao seu filho e que jamais fossem alteradas as estruturas do prédio a ser erguido. E assim surge a imponente Harry Elkins Widener Memorial Library.

Há também a Biblioteca Lamont, mais frequentada pelos estudantes da Harvard College. A Lamont além de contar com espaços confortáveis com sofás, cadeiras estofadas, possui um Café dentro da própria biblioteca. Pode-se comer, beber e falar livremente na região da Cafeteria. Além disso, a Lamont fica aberta 24 horas durante a semana.

A Faculdade de Direito é especial: possui sua própria biblioteca – a maior biblioteca jurídica do mundo –  com mais de 1.5 milhões de livros, além de revistas e jornais especializados – localizada no Langdell Hall. 

Faculdade de Direito

A biblioteca da Faculdade de Direito possui 4 andares. Em todos eles há grandes mesas retangulares, sempre compartilhadas pelos alunos e por quem está ali para estudar e pesquisar. Em todas as mesas há abajures e pontos de energia para se conectar o computador (ou qualquer outra parafernalha). Toda a biblioteca conta com um sistema de internet sem fio amplo e muito rápido. As cadeiras que ficam nas mesas são extremamente confortáveis e contam com todo o tipo de ajuste (altura, encosto, braços, inclinação, etc.). Além das grandes mesas retangulares, há pequenos e médios espaços com mesas redondas circundadas por cadeiras acolchoadas e confortáveis sofás. Nas cadeiras acolchoadas o aluno senta-se sozinho e conta com uma pequena mesa redonda ao seu lado. Em torno de uma mesa quadrada, sofás confortáveis abrigam até 9 pessoas. Nas laterais da biblioteca estão os 700 carrol shelves. Os carrol shelves são mesas individuais de estudo que contam com uma prateleira a sua frente, luz e ponto de energia. É um espaço individual para estudo e para a guarda dos livros que estão sendo utilizados pelo estudante. Esse é um grande facilitador, pois o aluno pode pegar todos os livros que precisa, registra-los na prateleira de seu carrol shelf e, deixa-los lá por certo período de tempo (em geral um mês) sem que ele precise, a cada dia que vai à biblioteca, buscar novamente nas estantes cada um dos livros que está utilizando para seus estudos e pesquisas. Além disso, qualquer pessoa pode consultar os livros que estão na prateleira de um carrol shelf (desde que o aluno não esteja utilizando a obra), mas não pode retirar dali e deve devolver logo após a consulta. Os carrol shelves são destinados aos alunos que realizam pesquisas ou aos que estão terminando suas teses. No entanto, eles precisam ser reservados e sua disponibilidade tem duração limitada. Além dessa estrutura ampla e confortável, é possível consumir líquidos (água, café, chá, etc.) desde que em recipientes fechados ou com tampas. Comer é proibido. E em todos os andares há banheiros e bebedouros. A Biblioteca também conta com um lounge, que serve café à vontade aos estudantes após as 21:hrs (a Biblioteca em geral fecha apenas à meia noite).
 
Semana do Acesso Aberto
Agora o mais importante: o acervo da biblioteca é fantástico. Os livros mais utilizados, como cursos por exemplo, são sempre disponibilizados em versões atualizadas. Os livros clássicos podem ser encontrados em suas primeiras edições, ou através de suas atualizações mais recentes. Os títulos são os mais diversos, em todas as línguas, desde o inglês até livros em português, chinês, árabe, japonês, espanhol, francês, etc. Mas talvez o grande diferencial da Harvard Law School Library seja disponibilizar a qualquer usuário: (i) o amplo e livre acesso a sua base de dados online, que inclui especialmente os portais HeinOnline; Lexis  Nexis; West law; entre outros. Esses portais contém livros inteiros, revista, jornais, artigos e periódicos de praticamente todo e qualquer lugar ou autor. Tudo isso disponibilizado integralmente em versão digital a qualquer hora do dia e da noite. Além dos portais online a Biblioteca da Faculdade de Direto ainda disponibiliza (ii) as mais diversas revistas e periódicos, tanto por meio impresso, quanto por meio digital e (iii) a coleção impressionante dos livros que sistematizam os mais destacados casos julgados pelas cortes estaduais, federais  e pela Suprema Corte dos Estados Unidos (o que faz toda a diferença num sistema jurídico como o common law). É de se ressaltar também a enorme campanha que Harvard vem fazendo contra o sistema de acesso pago às revistas e jornais especializados. As Bibliotecas gastam centenas de milhares de dólares todos os anos para poder garantir o acesso a esses materiais. Contra esse sistema, Harvard tem proposto o acesso livre a jornais e revistas através de portais on line abertos e gratuitos.

Semana do Acesso Aberto à Produção Científica
O que se vê é que em Harvard em geral, e na Harvard Law School em particular, é que ambas não procuram apenas a excelência em termos de estrutura e ensino, mas tanto a Universidade quanto a Faculdade buscam-se abrir às melhores mentes, às melhores ideias, a fim de que o que já existe seja aprimorado e para que o novo seja inventado.

Termino com a lição que Harvard sempre nos dá logo de entrada: o símbolo da Universidade é um escudo com 3 livros abertos (dois e cima e um embaixo). Nesses três livros pode-se ler a inscrição “VE-RI-TAS” (verdade em latim). Significa que a verdade só pode ser alcançada por meio do conhecimento. Mas, se repararmos bem, veremos que o último livro aberto encontra-se virado para baixo. Significa que nem todo o conhecimento está nos livros e professores. Há coisas que só se pode conhecer vivendo, experimentando. Mais do que estudar, pesquisar e escrever a Tese de Doutorado, experimentar, viver Harvard talvez seja o melhor a ser fazer nesta temporada em Cambridge. 

Simbolo da Harvard University
Miguel Gualano de Godoy é Bacharel, Mestre e Doutorando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro e Pesquisador do Núcleo Constitucionalismo e Democracia da UFPR. Foi Assessor da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná, onde coordenadou o processo de discussão e redação da Lei Orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná e da Lei que criou a Comissão Estadual da Verdade. Atualmente está realizando estudos e pesquisas na Universidade de Harvard

Nenhum comentário:

Postar um comentário