Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Max-Planck-Institut für Europäische Rechtgeschichte



As glosas de Acúrsio em versão do século XVI


A Sociedade Max-Planck é uma das mais prestigiosas organizações para fomento de pesquisas científicas do mundo. Atuando nos mais diversos temas, em todas as áreas do conhecimento e em várias cidades da Alemanha, os Institutos são financiados por tributos, por empresários e pelos fundos da própria Sociedade. 


Em Frankfurt am Main, na região alemã de Hessen, existe uma unidade do Instituto Max-Planck especializada em História do Direito Europeu, reunindo pesquisadores e professores de vários países e regiões e com amplo gabarito acadêmico, constituindo-se em um dos principais centros de pesquisa e produção de conhecimento histórico-jurídico. Fundado em 1964, o Instituto teve, entre outras iniciativas, um importante papel na pesquisa da história do Ius Commune e da doutrina jurídica europeia com o objetivo de investigar as origens em comum do Direito europeu continental, mirando a possibilidade de se construir um Direito transnacional para a, então em construção, Comunidade Europeia. Teve em sua direção importantes intelectuais do Direito, como o historiador do Direito Prof. Dr. Michael Stolleis. Hoje o instituto é liderado pelo Prof. Dr. Thomas Duve, quem, para felicidade dos pesquisadores latino-americanos, tem grande interesse nas temáticas histórico-jurídicas do Atlântico Sul.

Textos de Baldus de Ubaldis, jurista italiano medieval
Uma das principais joias desse Instituto é sua biblioteca. Contando com mais de quatrocentos e vinte mil livros impressos e uma quantidade enorme de documentos microfilmados, essa é uma das principais, se não a principal, biblioteca de História do Direito da Europa. Em seu acervo é possível consultar livros do século XV, XVI em diante, além de manuscritos do início o medievo em microfilme. Com uma estrutura exemplar, seu acervo é climatizado e organizado em diversas seções. Por outro lado, todo esse cuidado gera uma dificuldade no acesso e uso dos livros. Requisições devem ser feitas por escrito e os funcionários da biblioteca são os responsáveis por buscar os livros e deixá-los na sala do pesquisador. O empréstimo é proibido até para os pesquisadores residentes. Todos os livros devem ser usados dentro das dependências do Instituto.


Corpus Iuris Canonici em edição no período da contrarreforma
Como não é uma Universidade, o Max-Planck-Institut não confere títulos e grau, mas é uma casa aberta para pesquisadores visitantes de todo o mundo que desejam utilizar seu acervo e se comunicar com os pesquisadores da área. Destaca-se ainda a possibilidade de bolsas e hospedagem para os interessados em realizar suas pesquisas nessa prestigiosa e internacionalmente reconhecida instituição.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário