Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

LexML: Rede de Informação Legislativa e Jurídica


O LexMl é um "portal especializado em informação jurídica e legislativa que pretende reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil. É uma rede de informação legislativa e jurídica que pretende organizar, integrar e dar acesso às informações disponibilizadas nos diversos portais de órgãos do governo na Internet. (LIMA; LIMA; KRAUS, 2009).

É uma iniciativa coordenada pelo Senado Federal que tem por objetivo "identificar e estruturar as informações legislativas e jurídicas através da integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados utilizando padrões abertos, nas três esferas administrativas (federal, estadual e municipal) e entre os órgãos dos três poderes da República (Executivo, Judiciário e Legislativo), por meio de hiperlinks persistentes, sistemas online e tratamento padronizado da estrutura textual.

A boa notícia deste ano é que, desde 4 de fevereiro de 2014, está disponível para consulta no Portal LexML o acervo de revistas jurídicas e artigos de revistas jurídicas da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI). Essa integração permite realizar buscas integradas de legislação, jurisprudência e doutrina e, caso o documento não esteja disponível on-line, é indicado qual biblioteca que faz parte da RVBI (bibliotecas do judiciário brasileiro) possui o documento em seu acervo.

Se você tem interesse em conhecer esse portal, saber como realizar buscar e encontrar o que precisa, entre em contato com o Setor de Referência e Informação para agendar uma conversa com o bibliotecário responsável.

Universidade Federal do Paraná
Biblioteca de Ciências Jurídicas
Setor de Referência e Informação
Bibliotecário: Paula Carina de Araújo CRB 9/1562
E-mail: paulacarina@ufpr.br
Telefone: 41-33102683

Nenhum comentário:

Postar um comentário