Páginas

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Aos Mestres, com carinho!




Os entusiastas das "sagas literárias" que me perdoem, mas arte é fundamental. A literatura-arte brasileira perdeu muito nas últimas semanas com a morte de três dos seus grandes representantes.

Uma das piores sensações é a de que se vão três dos últimos, dos bons de verdade, dos que têm com o fundamento da escrita o seu compromisso, pois eis que aqui reside a diferença fundamental entre a literatura e o seu contrário, quando estamos diante de uma obra de arte literária, a ficção está na forma, na riqueza e capacidade de recriação da língua, do contrário, a ficção é criada e permanece apenas no conteúdo, essa é, em geral, a fórmula usada pelos escritores que encabeçam por semanas as listas dos livros mais vendidos e quem sabe, mais lidos também. 


Com João Ubaldo Ribeiro é diferente, ele é um dos poucos escritores que domina com maestria a arte de escrever bem, empregando seu estilo sarcástico-pitoresco, sobre uma temática tão vasta que vai da política à "Casa dos Budas Ditosos", aqui eu nem ousaria atribuir um tema a essa obra, quem não corou ao lê-la?! 
  


Rubem Alves, além dos contos e da Literatura Infantil, deixa uma forte contribuição à Educação, não à toa que é tão amado pelos educadores. Nunca esquecerei o que ele disse numa palestra que tive o privilégio de assistir: "ostra feliz não produz pérola." 
 
 



E Suassuna, que além de grande romancista e dramaturgo deixa uma enorme contribuição à teoria da cultura brasileira, ele é o fundador do movimento armorial que estendeu seus fundamentos à música, teatro e arquitetura.






Mas o Brasil é o país da memória curta, amanhã seguiremos nossas vidas, mais pobre culturalmente, é verdade, mas sigamos pelo menos com o compromisso de testemunhar às gerações futuras que participamos, em plena e franca produção, do legado desses Mestres que saem de cena, mas que aqui recebem o carinho e o reconhecimento que merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário