Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Revista da Faculdade de Direito UFPR recebe classificação A2 no Qualis da CAPES


A Revista da Faculdade de Direito UFPR é um dos periódicos mais antigos da área do Direito no Brasil e teve sua primeira publicação no ano de 1953. É um periódico de acesso aberto e iniciou como uma publicação semestral e, desde 2014, sua periodicidade passou a ser quadrimestral.

Ao longo dos anos a equipe editorial da revista tem buscado seu aperfeiçoamento, internacionalização e maior visibilidade. No ano de 2014 todos os artigos da revista receberam o Digital Object Identifier (DOI) com o auxílio da equipe de gestão da Biblioteca Digital de Periódicos UFPR sob responsabilidade do Sistema de Bibliotecas da UFPR, o que auxilia e garante a localização dos documentos em meio digital. Desde o mesmo ano, a revista passou a ser publicada apenas em formato digital, tendo em vista um novo estágio da produção científica mundial.

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade a produção intelectual dos programas de pós-graduação. A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir de análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos e anais de eventos. 

A classificação de periódicos e eventos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero. (CAPES, 2015).

Até o ano de 2014 a Revista da Faculdade de Direito UFPR estava classificada no estrato B1 do Qualis o que atestava a sua qualidade. Após avaliação do Qualis da CAPES, foi divulgada hoje a nova lista de classificação dos periódicos de Direito e a Revista da Faculdade de Direito da UFPR foi classificação no estrato A2. O que é resultado de muito trabalho da equipe editorial e busca pela excelência da produção científica editada na UFPR.

Conheça a Equipe Editorial da Revista:

Editor Chefe: Prof. Dr. Egon Bockmann Moreira
Editor Adjunto: Prof. Dr. Fabrício Ricardo de Limas Tomio
Editor Executivo: Judá Leão Lobo
Revisor de Texto: Márcio Eduardo Zuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário