Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2018

As boas práticas das bibliotecas universitárias na Alemanha.



Por: Prof. Dr. Marcos Wachowicz
A importância do amplo acesso ao acervo das bibliotecas no cotidiano da vida universitária é indiscutível, sabedores disso aqui na Alemanha, a Universidade de Munster adotou algumas boas práticas que seriam interessantes se fossem implementadas também no Brasil.
A primeira é quanto o horário de funcionamento das bibliotecas universitárias centrais das grandes áreas de medicina, do direito e das engenharias estão abertas todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos para consulta física do acervo até as 22h da noite.

Isto faz com que a biblioteca se converta num espaço de estudo permanente e de reunião de grupos de pesquisa, uma vez que possui locais específicos para utilização individuais ou em grupos de até 6 pessoas.
A segunda é quanto o utilização do material de acervo que é bem variado e diversificado, são livros, monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, documentos, jornais, revistas, teses e dissertações, que fazem com que a biblioteca se transforme num centro de documentação e informação indispensável para a comunidade acadêmica em geral.

A utilização pelos alunos/pesquisadores do material de consulta é irrestrita aqui na Alemanha, podendo inclusive realizar livremente reproduções utilizando as diversas máquinas fotocopiadoras que estão disponíveis dentro da biblioteca para tal finalidade.
Os alunos/pesquisadores podem realizar gratuitamente a digitalização de qualquer livro ou material existente na biblioteca utilizando diversos escaners que estão dentro das salas de leitura. Se estudante quiser fazer uma fotocópia para fins de estudo, ele próprio poderá fazer  livremente utilizando as fotocopiadoras, porém, pagando apenas o custo básico de impressão.


Tais práticas de reprodução digitais e de fotocópias são absolutamente corriqueiras no interior das bibliotecas e são autorizadas pelas leis alemãs. Infelizmente no Brasil a legislação sendo extremamente restritiva prejudica sobremaneira a reprodução para fins de estudo/pesquisa.
Em terceiro lugar o fato da disponibilidade e acessibilidade da biblioteca deixar de ser apenas restrita ao seu espaço físico do local onde a mesma está situada, na medida que todos os alunos podem também acessar as informações do acervo, remotamente por meio da rede mundial de computadores, smartphones, tablets, laptops ou computadores.

As bibliotecas setoriais estão completamente integradas em rede por meio do uso das novas tecnologias para o acesso e os serviços das bibliotecas digitais. Contudo tal prática no Brasil ainda têm gerado grandes debates acerca da forma adequada de proteção dos Direitos Autorais de obras que integrem o acervo e que sejam disponibilizadas para a leitura e reprodução pelos usuários – em sua maioria universitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário