Páginas

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Como escrever um bom resumo?


O resumo tem como função representar o conteúdo de uma obra. No caso das teses, dissertações, monografias e artigos, título, resumo e palavras-chave são as primeiras partes do documento com a qual o leitor tem contato. E, muitas vezes, é com base nesses elementos que o leitor toma a decisão de ler o documento no todo, caso seja interessantes para a sua pesquisa.

A ABNT/NBR 6028/2003 prevê três tipos de resumos:

Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

Resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

E, você sabia que há diferenças quanto à extensão dos resumos? Confira:

a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos;

b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;

c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras. (ABNT, 2003).

Em caso de dúvidas para a redação do seu resumo, consulte o Setor de Referência e Informação da Biblioteca de Ciências Jurídicas do Sistema de Bibliotecas da UFPR.

41-33102683
referenciaju@ufpr.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário