O livro é objeto de adoração de muitas pessoas. Imensas bibliotecas particulares de encher os olhos são mantidas por colecionadores. Tables e leitores de livros eletrônico também dispõe de vasto espaço para armazenar os diversos títulos adquiridos.
No livro "Como falar dos livros que não lemos", Pierre Bayard desmistifica o mundo da leitura e tranquiliza aqueles que ainda se sentem frustrados quando olham para a estante e sabem, com certeza, que mesmo vivendo cem anos não chegarão a ler todos os livros do seu acervo particular ou de sua biblioteca preferida, seja ela da escola, universidade ou da esquina de casa.
Corajosamente o autor relata situações em que as pessoas ficam numa saia justa quando questionadas sobre um livro. Ele fala do medo que temos de assumir que não lermos um determinado livro, e pergunta: "Você acha que os professores lêem todos os livros de que falam em sala de aula? Claro que não, eles não teriam tanto tempo para isso".
A leitura é recomendada para pesquisadores do livro e da leitura e também para todos os que de alguma forma tem relação com o objeto livro.
BAYARD, Pierre. Como falar dos livros que não lemos? Trad. Rejane Janowitzer. Rio
de Janeiro: Objetiva, 2007.
de Janeiro: Objetiva, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário