Páginas

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Toque do Bibliotecário


O acesso à internet modificou muito o modelo de busca e uso da informação. A sociedade atual vive a chamada "Explosão da Informação", é muito fácil encontrar informação na internet, entretanto, não é nada fácil selecioná-la.

Para auxiliar nesse processo, existe um profissional com as características e habilidades necessárias, o bibliotecário. Esse profissional atua em bibliotecas, centros de informação, unidades de inteligência, empresas em geral, tendo em vista que, atualmente, a informação faz parte de qualquer tipo de trabalho. Na Biblioteca de Ciências Jurídicas da UFPR há um setor voltado especificamente para auxiliar a comunidade acadêmica na busca, seleção e uso da informação, o Setor de Referência e Informação.

Entre os serviços oferecidos pelo Setor de Referência e Informação destacam-se:

- Pesquisa bibliográfica: consiste na busca de informação referente a um assunto ou autor indicado pelo usuário. O bibliotecário faz um levantamento em todas as bases de dados que cobrem o assunto pesquisado, bem como em catálogos de bibliotecas. Esse serviço é indicado para os acadêmicos e professores que estão desenvolvendo algum tipo de pesquisa para a escrita de trabalhos científicos.

- Comutação bibliográfica: É um serviço cooperativo que permite às comunidades acadêmicas e de pesquisa o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento, disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e do exterior. Orientamos os usuários a procurarem o Setor de Referência e Informação sempre que tiverem dificuldade para encontrar artigos científicos e/ou livros no acervo da biblioteca. A Biblioteca faz parte de inúmeras redes cooperativas, por meio das quais é possível conseguir o documentos procurado de forma gratuita ou paga.

- Auxílio à normalização de documentos: orientação para a normalização dos trabalhos acadêmicos (monografias, teses e dissertações), auxílio na elaboração de referências, formatação de artigos científicos e padronização de outras publicações (livros, periódicos, etc). Este serviço é oferecido mediante agendamento de horário com um bibliotecário.

- Cursos: são oferecidos crusos para demonstração dos serviços disponíveis, acesso e busca em bases de dados, levantamentos bibliográficos, localização de documentos, escrita de trabalhos científico, etc. Este serviço é oferecido mediante agendamento prévio.

A responsável pelo Setor de Referência e Informação da Biblioteca de Ciências Jurídicas é a bibliotecária Paula Carina de Araújo. Entre em contato para saber um pouco mais sobre cada serviço:

Setor de Referência e Informação
41-33102683

Para saber mais sobre o Sistema de Bibliotecas da UFPR, acesse www.portal.ufpr.br

Um comentário: