Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Lillian Goldman Library da Yale Law School


Lillian Goldman Law Library

As bibliotecas são lugares invariavelmente mágicos e encantadores. Logo na entrada somos acometidos com uma lufada de ar que imediatamente nos transporta para outros tempos e lugares. Estantes repletas de livros (mas não só) determinam os vários caminhos a seguir. Por mais que a catalogação do acervo estabeleça rotas lineares, logo nos vemos presos em labirintos e sentidos que, ao invés, nos deslocam em movimentos surpreendentes e nada lineares. 

A biblioteca da faculdade de direito da UFPR tem o encanto e a magia de que falo e por ela experimentei vários caminhos, nela encontrei inúmeras pessoas, com ela cresci e dela adquiri o cuidado e a necessária sensibilidade para lidar com seu precioso acervo. Pois bem, ao chegar na Universidade de Yale, neste outono de 2015, fiquei impactada pela faculdade de direito, mas sobretudo pela sua biblioteca, a qual é uma das 21 bibliotecas que existem em toda a universidade. 

O impacto é proporcional ao fato de que se trata de uma das maiores bibliotecas jurídicas universitárias dos EUA. Reúne em torno de 800 mil volumes e, destes, 200 mil, em matéria de direito estrangeiro. Tem em torno de 36 técnicos, alguns também são professores e “lectures” de direito e de pesquisa em direito, exclusivamente dedicados à biblioteca. Além dos livros, dispõe das principais base de dados para pesquisa, nos mais importantes periódicos estadunidenses e internacionais, sem falar no acervo de DVDs, seus espaços para leitura, outros espaços e destinados aos doutorandos, mestrandos e demais pesquisadores, tudo isso concentrado em cinco andares, no coração da faculdade de direito; assim eles se referem à “LillianGoldman Law Library”, sim, onde a faculdade mais pulsa. 

A biblioteca tem, como a nossa, um setor de livros raros.  Recentemente recebeu uma coleção que estava na Alemanha, na biblioteca do “Kuttner Institute”, só de direito canônico medieval, sem falar na sua vasta coleção de direito romano. Pois bem, a Paula Carina havia me pedido uma breve escrita para o blog sobre as minhas primeiras impressões da biblioteca da faculdade de direito de Yale. Se é possível resumi-las, é literalmente uma viagem, temporal e espacialmente, ao surpreendente, ao desconhecido e ao encantador. 

New Haven, 26/08/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário